domingo, 29 de outubro de 2006

:: Black Overprint
Por padrão, a cor 100% preto, o [Black] da paleta de Swatches escrito dessa forma, entre colchetes e com um lápis cruzado por uma linha vermelha no lado direito (indicando que a cor não pode ser modificada ou removida), é sempre impressa como overprint (sobreposição). Caso necessite de uma cor preta que tenha que ser knockout (vazada), utilize uma das três possibilidades.

Preto 100% - Crie uma nova cor. Nomeie como “Preto 100%”, por exemplo. Na mistura da composição dessa nova cor defina 100% de preto, deixe as outras cores, cyan, magenta e yellow, como 0% . Essa nova cor “Preta 100%” será impressa como knockout (vazada). Qualquer outra cor preta, que não a padrão do programa, sempre será impressa vazada.

Preto 99% - Crie uma nova cor. Nomeie como “Preto 99%”, por exemplo. Na mistura da composição dessa nova cor defina 99% de preto, deixe as outras cores, cyan, magenta e yellow, como 0% . Essa nova cor “Preto 99%” será impressa como knockout (vazada). A “falta” de 1% da cor dificilmente será notada.

Preto composto - Crie uma nova cor. Nomeie como “Preto composto”, por exemplo. Na mistura da composição dessa nova cor defina 100% de preto + 1% de qualquer outra cor e deixe as outras duas como 0% . Essa nova cor “Preto composto” será impressa como knockout (vazada). O acréscimo de 1% de outra cor não será notado.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

:: InDesign + Chope
Anote na sua agenda! Sábado, dia 28 de Outubro a partir das 15 horas estarei fazendo na Expo Paralela 2006 uma apresentação gratuita da integração Photoshop, Illustrator e InDesign. Após a apresentação teremos um happy hour InDesign + Chope no bar da Expo Paralela.

E o que é melhor, o primeiro chope fica por conta da Adobe!

Será o primeiro encontro promovido pelo blog :: InDesign.Brasil ::. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e trocar informações sobre InDesign e aumentar sua comunidade de amigos usuário de InDesign. Compareça, venha compartilhar informações e divertir-se bebendo um chope patrocinado pela Adobe e o InDesign.Brasil. Descontração, arte e tecnologia, tudo no mesmo lugar. Clique aqui para se inscrever.

A Expo Paralela fica no Parque do Ibirapuera – Antigo prédio da Prodam, entrada pelo Portão 3.

domingo, 22 de outubro de 2006

:: Caracteres especiais
No InDesign a inserção de caracteres especiais pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é utilizar as opções Insert Special Character, Insert White Space ou InSert Break Character, que podem ser acionadas no menu Type ou no menu contextual (botão da direita nos mouses de dois botões ou Control + clique no Mac). Outra maneira de inserir caracteres especiais é utilizar a paleta Glyphs. Para acioná-la vá ao menu Type > Glyphs. A paleta exibe todos os caracteres (glifos) de uma fonte. Mantenha o cursor no local onde deseja inserir o caractere, localize-o na paleta e dê um duplo clique para inseri-lo. Não é o modo mais rápido, mas é a melhor maneira de localizar um caractere especial.

Também é possível utilizar atalhos de teclado para os caracteres mais utilizados. A tabela abaixo exibe uma lista com alguns desses atalhos e combinações da tecla Alt + teclado numérico para PC.

Uma observação importante é que esses atalhos nem sempre funcionam com fontes Open Type. No lugar do caractere especial será colocado um quadradinho vazado pintado de cor de rosa para indicar que o caractere não existe na fonte especificada. A maneira de exibir o caractere é selecionar a letra pintada de cor de rosa e mudar para uma fonte que possua o caractere desejado.

Um exemplo da utilização de um caractere especial que não pode ser acionado via atalho de teclado é o popular “quadradinho preto” (muito usado na diagramação!). Esse quadradinho é a letra “n” na fonte Wingding. Para se obter o “quadradinho preto”, necessariamente é preciso escrever a letra “n” e modificar a fonte para Wingding.



(clique na tabela para amplia-la)

terça-feira, 17 de outubro de 2006

:: Múltiplos tamanhos de página II
Um complemento sobre a informação vindo diretamente da DTPTools. Para a edição e criação de documentos com páginas de tamanhos e orientações diferentes, é necessário ter o plug-in instalado. Mas para compartilhar o documento, não é necessário. Outro usuário, sem o plug-in, consegue abrir, visualizar e editar o conteúdo documento - não o tamanho das páginas - sem o plug-in. Genial! Thanks, Jan.
:: Múltiplos tamanhos de página
Invariavelmente, em todas as palestras ou treinamentos respondo a seguinte pergunta: “O InDesign permite tamanhos de página diferentes no mesmo documento?” A resposta até hoje era não. A partir de agora posso dizer que sim! A DTPtools empresa produtora de plug-ins, entre eles o plug-in que cria uma paleta de histórico no InDesign, acaba de disponibilizar para testes em seu site a versão beta do Page Control for Adobe InDesign. Com o Page Control instalado é possível criar vários tamanhos de página, horizontais e/ou verticais no mesmo documento. Ainda é uma versão beta e está disponível para teste público. Fiz algumas experiências. É impressionante! No mesmo documento coloquei um formato de cartão de visita (100 x 55 mm) horizontal, uma página A4 (210 x 294 mm) vertical e uma página A3 (297 x 420) horizontal! Para download do plug-in vá ao site [ http://www.dtptools.com ]. Mas, lembre-se, é um produto ainda em beta teste, para avaliação (funciona durante 14 dias), não o utilize em nenhuma diagramação final. Mais um detalhe importante: esse é daquele tipo de plug-in que para o arquivo ser compartilhado, o outro usuário também necessita ter o plugi-in instalado na máquina.

sábado, 14 de outubro de 2006

:: Treinamento de InDesign CS2
No próximo dia 20 de outubro estarei ministrado, aqui em São Paulo, o curso InDesign CS2 - design e técnicas editoriais, com duração de um dia (das 9 às 17hs). Será ministrado no auditório da Gutembeg, na Rua Conselheiros Nébias. Para maiores informações e inscrições, visite o site [ http://www.dtp.com.br/indesign ], ou ligue para os telefones (11) 4022-8534 – (11) 4022-8535 - (11) 4022-5743. Até lá.
:: InDesign CS3
Não é uma notícia nova, mas muita gente ainda não sabe. Em maio deste ano, no mesmo dia em que foi anunciado o QuarkXpress 7.0, a Adobe fez uma prévia, na Inglaterra e nos Estados Unidos, do novo InDesign CS3. Pelo apresentado, o InDesign continua sendo aprimorado e teremos muitas novidades. Algumas delas:

Universal Binary – A nova versão rodará nativamente nos novos MacBook Pro (MacIntel). Isso significa compatibilidade total com as novas máquinas e mais velocidade.

Importação de múltiplos arquivos – O comando Place vai permitir selecionar e carregar via mouse vários arquivos ao mesmo tempo, texto, imagens e ilustrações. O mouse carregado mostrará um ícone para cada formato de arquivo e cada um poderá ser aplicado individualmente na página, bastando clicar sobre uma caixa.

Efeitos de objetos – Na nova versão a paleta de estilos de objetos será similar à do Photoshop e permitirá aplicar efeitos como bevel, emboss, sombras internas, etc. em objetos ou textos.

Transparência – Os controles e efeitos de transparência estão sendo aprimorados. Será possível aplicar opacidades diferentes para a borda e o conteúdo de uma caixa.

Agora só nos resta controlar a ansiedade aguardar e aguardar o que mais está por vir!

domingo, 8 de outubro de 2006

:: Formato INX
Para abrir arquivos do InDesign CS2 no InDesign CS, exporte o arquivo para o formato INX. Vá ao menu File > Export e na janela de exportação escolha como formato de arquivo a opção InDesign Interchange. Essa exportação gera um arquivo XML com a extensão INX. Este arquivo é reconhecido e pode ser aberto no InDesign CS. Um detalhe importante para essa conversão: as duas versões, tanto o CS quanto o CS2, devem estar atualizadas com os últimos updates. A última versão do CS2 é a 4.04 e a do CS é a versão 3.01. Para atualizar basta ir ao menu Help e escolher a opção Updates.

Mas a melhor característica do formato INX não é a possibilidade de compatibilidade entre versões de InDesign, ele também funciona como um filtro para problemas, especialmente nos casos de arquivos convertidos de QuarkXpress ou PageMaker. Às vezes arquivos convertidos apresentam problemas de cores e estilos que não podem ser removidos, travamentos, Text Wrap com funcionamento estranho, etc. Exportar para o formato INX e abrir novamente o arquivo no InDesign CS2 normalmente elimina esses problemas.

Mas, lembre-se, a melhor solução é sempre começar o arquivo desde o início no InDesign CS2. Como procedimento para conversão de arquivo de Quark ou Page, sempre recomendo a conversão apenas para aproveitamento de estilos e cores. Após a conversão, é melhor criar um arquivo novo de InDesign e importar os estilos e cores do arquivo convertido. É uma ótima maneira de reaproveitamento sem importar problemas.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

:: Imposição de páginas
Quem nunca tentou utilizar o plug-in de imposição de páginas que acompanha o InDesign (File > Inbooklet SE) e se deparou com o problema da não divisão de uma imagem quando ela atravessa de uma página para outra? É um tremendo inconveniente. Nesses casos é necessário fazer o corte da imagem manualmente no documento antes de acionar o comando de imposição. É um bug muito chato que no momento não temos com quem reclamar. A empresa que desenvolveu esse plug-in foi adquirida pela Quark e o plugin, como era de se esperar, saiu do mercado. Mas, graças a desenvolvedores caridosos, existe uma maneira de dividir automaticamente todas as imagens de um arquivo. Basta instalar o plug-in gratuito Imposition Companion, desenvolvido pela [ Rorohiko Ltd. ]. Ele divide automaticamente todas as imagens que atravessam de uma página para a outra em um documento. Caso ainda esteja em processo de produção e não queria dividir as imagens, faça uma cópia do arquivo antes de executar o comando. Os arquivos necessários para instalação e as instruções estão na página da Rorohiko. Qualquer dúvida sobre a utilização ou instalação, deixe uma mensagem com a sua dúvida. Esse plug-in tem uma outra característica interessante que abordaremos em uma próxima mensagem. Ao fazer o download escolha a versão correta para a sua plataforma, Mac ou PC.

terça-feira, 3 de outubro de 2006

:: Quick Apply
Na nota que fiz sobre o plug-in gratuito da RogueSheep [publicada dia 27 de setembro], citei o Quick Apply. Algumas pessoas me escreveram perguntando exatamente o que é isso, e como utiliza-lo. O Quick Apply é uma característica do InDesign CS2 que a Adobe deixou meio que escondida. O próprio ícone de acesso é confuso, e se mistura com o ícone do Bridge. Na barra de Controle (normalmente no alto da tela), do lado direito da paleta existem dois ícones com lupa. [Dois ícones com lupa! Adobe, onde é que estava o pessoal da ergonomia e clareza de interface quando foram criados esses ícones?], Bem, para acessar o Quick Apply selecione, com a ferramenta de seleção o objeto onde será aplicado o estilo de objeto, ou mantenha o cursor de texto no bloco de texto onde será aplicado o estilo de parágrafo, ou ainda, selecione uma palavra para aplicar um estilo de caractere. Clique no ícone de lupa (o menor, à esquerda, na parte superior). Isso abrirá um menu oculto no canto superior direito da janela do programa. Esse menu lista todos os estilos presentes no documento. Os estilos podem ser acessados via mouse ou teclando a primeira letra do nome do estilo que deseja utilizar. Ao teclar a primeira letra, todos os estilos que começam com a letra serão listados, navegue com as setinhas direcionais do teclado para cima ou para baixo para selecionar o estilo e pressione a tecla Enter para aplicá-lo. Uma maneira mais prática de acionar o Quick Apply é pressionar as teclas Control + Enter no PC ou Command + Return no Mac.

Ícone do Quick Apply