sábado, 28 de março de 2009

:: Listas numeradas
O InDesign tem uma ferramenta para a criação de listas organizadas por marcadores ou números. Estranhamente essa ferramenta de configuração de listas é praticamente oculta. Ela pode ser acessada no painel de controle através de dois pequenos botões, um para listas organizadas por marcadores, bolinhas, quadradinhos, etc., e outro para listas numeradas.
Botões para acesso à janela Bullets and Numbering

O botão superior aplica marcadores, que por padrão são bolinhas; o botão inferior ativa a lista numerada e numera cada um dos parágrafos.

Já estava presente nas versões anteriores (CS e CS2) e na versão CS3 foi melhorada e possui mais possibilidades de configuração. Por exemplo, é possível criar uma lista numerada com vários níveis de numeração (1.1, 1.2, 1.3, etc.), ou alternar de numerada para lista organizada por letras (a, b, c, etc.). A numeração, ou criação de uma lista, é feita a partir de parágrafos. Cada comando de Enter determina um novo item de uma lista. Para criar uma lista, selecione o texto que será organizado e clique em um dos botões no painel de Controle no alto da janela.

Após criar a lista, para configurá-la, abra a janela Bullets and Numbering. Nesse momento percebe-se porque quase ninguém conhece essa funcionalidade do InDesign, não existe um menu para se chegar a essa janela de configuração, a única forma é pressionar a tecla Alt/Option e clicar novamente no botão no painel de Controle.

A caixa de diálogo muda conforme a opção selecionada no menu List Type, as opção são Bullets (marcadores) ou Numbers (números). As opções são as seguintes:

List Type: Com as opções Bullets, Numbers ou None. Selecionar None faz com que todas as outras opções sejam desativadas.

List: É habilitada apenas para o modo Numbers. Esse menu exibe outras lista que estejam configuradas no documento. O menu exibe também a opção New List que abre a caixa de diálogo New List.

Level: Também é habilitada apenas para o modo Numbers. Permite selecionar os nível de entrada de uma lista, de 1 a 9.

Configurações da opção Bullets
As opções List e Level ficam desativadas nesse modo.
Bullet Character: Como no CS e no CS2, essa opção já exibe alguns marcadores em uma grade. É possível selecionar qualquer um deles ou pressionar o botão Add para selecionar outro caractere para ser utilizado como marcador. Pressionar o botão Add abre uma nova caixa de diálogo onde são exibidas todas as fontes instaladas na máquina e também todos os caracteres da fonte selecionada. O botão Delete remove o caractere selecionado da grade.
Text After: Permite ao usuário definir um espaço, tabulação ou um caractere especial que será exibido entre o marcador e o texto. O que for selecionado será exibido como um código nesse campo, por exemplo, se for selecionado uma tabulação o campo exibirá um acento circunflexo e a lera t (^t). Para selecionar um espaço ou um caractere especial para essa área, clique no triângulo do lado direito com campo de texto e escolha no menu Insert Special Character a opção desejada. É possível também escrever diretamente nesse campo, a palavra escrita aparecerá antes do texto da lista.

Character Style: Escolha um estilo de caractere para ser aplicado apenas no marcador ou no número da lista. O estilo deve ter sido definido anteriormente na caixa de diálogo de estilos de caracteres. Todos os estilos que estiverem no documento aparecem nesse menu. Caso escolha a opção None, o estilo do marcador será o mesmo do texto.

Bullet or Number Position
Nesses campos são determinados os espaços de recuo entre o texto e o marcador ou número
Alignment: Oferece três opções: Left (esquerda), Center (centro) e Right (direita). Left é o padrão tanto para marcadores quanto para numeração. O Alignment determina o alinhamento do marcador ou número, é útil quando se está trabalhando com uma lista numerada que tem mais de um caractere, nesse caso a opção direita alinharia os números pela direita, criando um alinhamento uniforme com o texto.

Left Indent: Define o recuo da margem esquerda da lista.

First Line Indent: Define o recuo da primeira linha da lista.

Tab Position: Habilitado somente se for utilizado uma tabulação no campo Text After, permite ajustar o recuo quando existe mais de uma linha de texto em cada item da lista.

Configurações da opção Numbers
Format menu: Exibe uma lista onde é possível selecionar como será a lista numerada, com números, com letras ou com algarismos romanos. As letras e os algarismos romanos podem ser utilizados em maiúsculas ou minúsculas, as listas numeradas podem ter o numero zero antes do número (01, 02, 03, etc.).

None: Esta opção também está disponível no menu Format, quando não está selecionada None nenhum numerador será exibido na lista, mas ainda assim o usuário pode inserir um texto no campo Number para ser exibido no início dos itens de uma lista. Por exemplo, a palavras “Nota” para o caso de uma informação complementar ou “Resposta” para o caso de respostas.

Number: Este campo tem a mesma função do campo Text After na opção de lista com Bullets, (veja item Text After anteriormente), clicando no triângulo do lado direito com campo escolha no menu Insert Special Character um espaço, tabulação ou um caractere especial que será exibido entre a numeração e o texto.

Com a opção Numbers selecionada no menu List Type, mais um menu é exibido no triângulo do lado direito do campo de texto, o menu Insert Number Placeholder. A opção Current Level insere um caractere que automaticamente reflete o número da lista. Quando o número da lista é trocado, esse número também muda automaticamente. Por exemplo, uma lista de dois itens numerada de 1 a 2 que tenha 3 subitens ficaria assim:

Antes de ter a opção Current Level selecionada
1. primeiro item
rec1. primeiro subitem de 1
rec2. segundo subitem de 1
rec3. terceiro subitem de 1
2. segundo item
rec1. primeiro subitem de 2
rec2. segundo subitem de 2
rec3. terceiro subitem de 2

Ao ser selecionado o comando Current Level ficaria assim:
1. primeiro item
rec1.1. primeiro subitem de 1
rec2.2. segundo subitem de 1
rec2.3. terceiro subitem de 1
2. segundo item
rec1.1. primeiro subitem de 2
rec2.2. segundo subitem de 2
rec3.3. terceiro subitem de 2

Se fosse selecionado o próximo comando da lista (Level 1) ficaria assim:
1. primeiro item
rec1.1. primeiro subitem de 1
rec1.2. segundo subitem de 1
rec1.3. terceiro subitem de 1
2. segundo item
rec2.1. primeiro subitem de 2
rec2.2. segundo subitem de 2
rec2.3. terceiro subitem de 2

A quantidade de níveis (Level) disponíveis é determinada pelo usuário no campo Level, à direita do campo List.

Mode: Possui duas opções Star At ou Continue from Previous Number
Start At: Utilize esta opção para que a numeração se inicie a partir de um número especificado pelo usuário.
Continue from Previous Number: Com esta opção, selecionada por padrão, a numeração continua a partir do último número da lista anterior.

Restart Numbering at This Level After: Esta opção faz com que a numeração reinicie a partir do número 1. No menu suspenso selecione Any Previous Level ou digite um valor para o nível desejado. Por padrão para o nível 2 de uma lista o valor é Any Previous Level.

O comando Restart Numbering at This Level After fica desativado quando o nível (Level) está configurado em 1, quando o Format está como None ou quando o menu Mode está configurado como Star At.

Definição de uma lista
As listas são uma característica implementadas a partir do InDesign CS3. Uma lista permite que se crie uma numeração seqüencial sem que ela seja contínua, em uma mesma página. Por exemplo, é possível começar a numerar itens na página 10 e continuar a numeração seqüencial, automaticamente, na página 50, apenas indicando no menu List, na caixa de diálogo Bullets and Numbering, qual é a lista que deve ser seguida.

Crie a lista diretamente no menu List, selecionando-se a opção List ou a partir de uma das opções do menu Type > Bulleted and Numbered Lists. No menu existem as seguintes opções: Apply Bullets para aplicar marcadores a uma lista; Apply Numbers, para aplicar numeração a uma lista; Restart Numbering ou Continue from Previous Number, para iniciar uma numeração a partir do número 1 ou continuar a numeração a partir de uma já existente; Convert Numbers to Text para remover a informação de lista. Esse comando elimina a numeração automática, mas não remove os números já existentes e o comando. A última opção é o comando Define Lists.

O comando Define Lists

Ao acionar esse comando a caixa de diálogo Define List é exibida, para criar uma nova lista clique no botão New. Na janela Edit List, defina um nome para a nova lista no campo List Name. Em Options, para criar uma lista que será contínua por todo o documento, não importando em que página esteja, marque a opção Continue Numbers across Stories. Para que esse comando também esteja ativo quando se está trabalhando com Books (vários arquivos de uma mesma publicação gerenciados pela paleta Book), marque a opção Continue Numbers from Previous Document in Book:.
Dessa forma, quando uma numeração for seqüencial em todo um documento, no momento de ser ativada a numeração em uma caixa de texto deve ser selecionado o nome da lista no campo List.

Boa diagramação! :)
rec

6 comentários:

Unknown disse...

Estou com um problema... quero utilizar o mesmo estilo de parágrafo mas que a lista se reinicie e não estou conseguindo

Anônimo disse...

salvou o dia ;)

Sound Factory disse...

Eu estou com um problema, pois preciso dar a sequencia da numeração das páginas, mas em arquivos diferentes, poderia me ajudar, estou preparando um livro e não tenho muito conhecimento do programa.

Pluvinage disse...

Olá Sound Factory,
Você pode resolver a questão da numeração de páginas com arquivos diferentes criando um Book. Para isso, vá no menu File > New > Book. Você irá salvar um documento de extensão INDB que servirá para agregar todos os seus arquivos INDD.
Ao abrir esse documento um painel é aberto no InDesign e você deve adicionar todos os seus arquivos INDD clicando no sinal de "+" na parte inferior direita e selecionando os arquivos.
Agora, para que a numeração deles funcione em sequencia, vá em cada um dos arquivos que estão no Book e vá no painel Pages. Selecione a primeira página de seu arquivo e vá no menu do painel, na opção Numbering & Section Option. Ative então a opção "Automatic Page Numbering". Pronto! Agora seus arquivos terão uma numeração automática dentro do seu Book.

João Cipriano disse...

Ótimo tutorial, me ajudou bastante.

João Cipriano disse...

Ótimo tutorial, me ajudou muito.