domingo, 17 de maio de 2009

:: Estilos de fios - por Patricia Guarnelli
Olá. Bom, primeiramente, gostaria de agradecer ao convite do Vitor para ser colaboradora do InDesign.Brasil e dizer que, para mim, é sempre um prazer poder compartilhar informações sobre o InDesign com todos os seus “apreciadores”. Já que esta é a minha primeira colaboração, decidi abordar um tema mais descontraído e que, definitivamente, todos os usuários utilzam: os nossos Estilos de traço - Stroke Styles.

Quando analisamos o painel de Traço/Stroke, vemos que o aplicativo nos oferece alguns tipos de traços, um número suficiente de estilos para pintarmos e bordamos nos elemento gráficos. Além de escolhermos o tipo do traço, podemos também mudar o Começo/Start e o Fim/End deste mesmo.

Mas nós não precisamos ficar presos aos estilos de traços que o aplicativo nos oferece, apesar destes já serem suficientes para criarmos traços bem interessantes. Nós podemos criar o nosso próprio estilo, para isto, vá ao painel Stroke e no Pop Up ache a opção Stroke Styles. Ela abre uma caixa de diálogo.

Nesta caixa, podemos editar qualquer estilo selecionando o estilo e clicando no botão Edit. E, para criar um novo, basta clicar no campo New. Ao fazer isto, vamos escolher qual o tipo de traço que queremos criar: Stripe - que seriam tiras; Dotted - em pontos; e Dash - tracejado. Depois de escolhido o tipo de traço, pode começar a brincar nele no campo logo abaixo de Type, e visualize como seu traço está ficando no campo de preview. É hora que finalizar o traço novo. Basta clicar em Add e pronto, você já tem um novo estilo de traço para trabalhar seus elementos gráficos. Legal né?
Mas uma coisa que a Adobe não conta para gente, e que eu descobri há pouco tempo, é que ela tem alguns estilos que são facilmente criados e podem ser usados no aplicativo para dar um pouco mais de graça ao traço. Para isso, vamos novamente criar um novo estilo.

No campo Tipo, vamos escolher a opção Stripe e colocar para o nome Raibow; clique em Add para adicionar. Mude novamente o tipo para Dash e, para o nome, escreva a palavra Feet. Clique em Add para adicionar este segundo estilo e, por fim, ainda com o tipo, Dash dê o nome de lights, adicione e clique em ok. E, como se fosse magica, se criam 3 estilos de traço com desenho!!
Não é legal?
Bom, espero que vocês tenham gostado. E até a próxima!!

2 comentários:

Douglas disse...

Muito bom, fico feliz que estejam de volta no blog, gostei da dica.

Sucesso pra vocês!

Douglas

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

Vitor e Patricia,

também gostei da dica e da volta ao blog.